BETH SHALOM

BETH SHALOM

Lucas 10.1-5

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. 2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!

O tema da nossa escola neste ano é Beth-Shalom, uma Casa de Paz.

Não foi sem motivo que escolhemos este termo. É muito profundo o seu significado e precisamos explorar cada uma de duas palavras.

Beth

É a segunda letra do alfabeto hebraico e está relacionada à palavra Casa.

Quando a palavra casa aparece só em uma frase, ela deve ser escrita bayith, mas quando está ligada a outra palavra, deve ser escrita de forma pura, como em Beth-Shalom, Beth-Israel ou Beth-Lechem.

Beth significa, entre outras coisas, casa, moradia, lar, família, templo, negócio doméstico, construir, reconstruir, estabelecer ou estabelecido (referindo-se a exilados que foram restaurados).

Porém, o seu principal significado denota um reino sob a autoridade do pai da casa, ou aba.

Quando encontramos a palavra Beth-Israel, ela significa que estamos falando da Casa de Israel, ou tudo que está sob a autoridade de Israel, no caso, os Doze filhos de Jacó, as doze tribos de Israel. Não são apenas os filhos, mas tudo o que pertence à casa está sob a autoridade de Israel.

Gênesis 6:11-14

14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás (kaphar, cobrir, purificar, fazer expiação) com betume (kopher, preço de uma vida, resgate) por dentro (bayith, casa) e por fora (chuts, rua).

Provérbios 8

1 Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz? 2 No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas (bayith) das veredas ela se coloca; 3 junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando: 4 A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. 5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios, entendei a sabedoria. 6 Ouvi, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas. 7 Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.

Shalom

A palavra Shalom significa completo, saúde, bem estar, paz, totalidade, segurança, saúde, prosperidade.

Shalom é uma expressão fundamental da doutrina bíblica.

Ela é uma das principais palavras e imagens para a salvação na Bíblia. A palavra hebraica se refere mais comumente a uma pessoa sem ferimentos e segura, inteira e sã. No Novo Testamento, shalom é revelado como a reconciliação de todas as coisas com Deus através da obra de Cristo: “Aprouve a Deus… através de [Cristo] reconciliar consigo todas as coisas, sejam as coisas na terra ou no céu, fazendo a paz pelo sangue derramado na cruz” (Colossenses 1:19-20).

Shalom experimentado é um bem-estar completo — físico, psicológico, social e espiritual; flui de todos os relacionamentos sendo corrigidos — com Deus, consigo mesmo e com os outros.

O pecado perturba o shalom. Quando alguma coisa cura a ruptura e fecha a lacuna entre nós e Deus, deve haver uma celebração, uma refeição alegre na presença de Deus.

Shalom se torna um tema especialmente proeminente na literatura profética. Os profetas explicam as invasões e o exílio – a perda de shalom – como uma maldição sobre Israel por quebrar a aliança e como punição por sua desobediência.

Isaías 48:18

18 Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.

Mas eles também apontam para o futuro para um tempo vindouro de completo shalom, não apenas para Israel, mas também para o mundo inteiro. Somente Deus pode criar shalom, e esse dom virá através da obra do Messias, o Príncipe de shalom.

Isaías 9.6 e 7

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Portanto, shalom é talvez a característica mais básica do reino de Deus, um momento em que o próprio Senhor vem curar tudo o que está errado com o mundo.

A união entre Beth e Shalom

Beth-Shalom é uma casa de paz.

A Paz vem do aprendizado, não do sentimento. Uma família não nasce do nada, ela é construída. Desta mesma forma, a família precisa construir junta este ambiente de Paz através do Shabat.

O Shabat tem transformado nossas casas em casas de paz, aos poucos temos construído um altar, todas as sextas.

Se da mulher é a maior responsabilidade pela cerimônia, o alimento, a decoração do lar, acender as suas velas do Shabat, do homem é a responsabilidade de perpetuar esse legado.

Sua casa precisa ter o legado da sua autoridade, tem que ser a Beth-Tavares, Beth-Silva, Beth-Seguins, Beth-Frazão, etc. É a sua casa que está sendo edificada através do princípio que há no Shabat.

Quando o homem principal da casa, seja o pai, ou o homem mais velho, toma a palavra da noite, a Benção de Deus se estabelece naquele lar.

Ela primeiro acende as suas velas e faz a sua oração. Depois Ele ora também e agradece ao Senhor pela semana que passou. Conversa com a família sobre as necessidades, as bençãos e as direções que precisam tomar juntos, em seguida ministra a Palavra do Senhor e, mesmo rapidamente, o Senhor os abençoa e aquela é a palavra que vai dar direção e Shalom para a semana da família. A ceia que a família celebra é o selo que confirma a benção do Senhor naquela noite.

A sua casa será completa e restaurada a cada semana através do Shalom do Senhor.

Tenham um Shabat Shalom, para sua casa se transformar em uma Beth-Shalom.

Guilherme Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *